Friday, October 19, 2012

"All work no play"

Cursos para os quais estou trabalhando como auxiliar de ensino, na Universidade:

- Introdução à Ética
- Metaética
- Teorias da Ideologia
- A Questão do Sujeito
- Ética das Relações Internacionais

O que me dá um total de mais ou menos 20 horas de trabalho/semana. Enquanto isso, dizem que eu tenho de trabalhar na minha tese. A pesquisa até está andando, mas com o tanto de trabalho que eu vou ter a fazer, acho improvável que saia alguma coisa significativa nos próximos meses.

Tuesday, September 11, 2012

Os convites estão na gráfica

Tinha esse projeto no qual eu passei os últimos meses trabalhando. Hoje, depois de algumas noites em claro com a cara enfiada no computador (e com auxílio de um incansável colega que fez as vezes de Sancho Panza/Dr. Watson), as revisões foram terminadas, e ele foi encaminhado ao editor. Mais detalhes quando as boas notícias definitivas vierem.

Tuesday, August 21, 2012

Meio-Ambiente

A partir de hoje, sou a nova assistente de web da International Society for Environmental Ethics (ISEE).

Estarei trabalhando, diretamente, com William Grove-Fanning e Trevor Hedberg na manutenção do site, do listserve e na e-newsletter, e, menos diretamente, com o Phil Cafaro, presidente da ISEE.


Vocês poderão ler os posts que eu fizer lá nesse link.

Se alguém tiver algo interessante a compartilhar sobre ética ambiental, favor entrar em contato. Seria bom poder divulgar alguma coisa que está acontecendo no Brasil. Até agora, consegui encontrar muito pouco...

Tuesday, October 4, 2011

Resenha: What Should I Do?


Imagine se houvesse uma versão intelectual da coluna “Pergunte a Claudia Matarazzo”, aonde você pudesse enviar suas perguntas mais complicadas sobre o que fazer quando dá de cara com um dilema filosófico? E não é que alguns filósofos já tiveram essa ideia? Depois de Existo, Logo Penso (Objetiva, 2009), publicado originalmente em 2007 nos EUA, chega às livrarias What Should I Do? (ainda sem tradução para o português, e sem previsão de publicação no Brasil, até onde eu sei), o segundo livro a ser publicado a partir do site askphilosophers.org, onde as pessoas podem postar perguntas para que filósofos profissionais (ou seja, acadêmicos) respondam, em um estilo parecido com esses de colunas de etiqueta, mas com um conteúdo mais voltado ao aspecto intelectual.

What Should I Do?, que tem como público-alvo os não-filósofos, é dividido em quarto capítulo principais: o pessoal, o público, o político, e a natureza da moralidade, e cada capítulo é ainda dividido em sub-seções. Cada uma dessa seções traz questões que foram postadas no site, e uma seleção de respostas acompanha. O livro, como o site,  conta com contribuições de vários filósofos de fama acadêmica considerável, como Thomas Pogge, Peter Lipton, e Marc Lange.  

Os temas do livro incluem morte, suicídio, caráter, eutanásia, aborto, punição, e religião, entre outros.

Para ler minha resernha completa do livro (em inglês), clique aqui.

Saturday, August 13, 2011

Auto-ajuda

Não entendo bem o perfil das pessoas que lêem esse blog, mas, a julgar por o que me informa o Google Analytics, tem uma quantidade razoável de gente que chega aqui via Google. Pelas palavras-chave de algumas buscas, imagino que grande parte dos leitores seja gente que estuda filosofia (ou gente com algum interesse especial pela área). Então, aproveitando que acabei de me dar conta que já faz 10 anos que eu estudo filosofia semi-profissionalmente e fiquei pensando no que é necessário para ser um bom estudante de filosofia, vou fazer um post meio auto-ajuda: coisas que eu, doutoranda, diria para minha eu caloura na graduação, 10 anos atrás.

1. Leia mais Aristóteles. Leia e releia a Ética a Nicômaco, as Categorias, a Metafísica, o De Interpretatione, os Analíticos, e o De Anima. Deixe o resto para depois.
2. Leia mais Kant.
3. Não tenha medo do Kant pré-crítico.
4. Não perca tanto tempo tentando ler Kant em alemão.
5. Continue lendo Frege, por mais difícil que possa parecer. Você não vai se arrepender.
6. Leia John Stuart Mill.
7. Leia Descartes;
8. Leia Peter Singer.
9. Deixe para ler Ricoeur, Benjamin, Adorno, Strawson, Chomsky etc. daqui a uns anos. Concentre-se nesse pessoal aí dos números 1 a 7.
10. Estude lógica. Faça do livro do Copi sua bíblia.
11. Não faça aquele monte de fotocópias. Compre os livros ou salve os .pdfs
12. Não empreste seus livros - com todas as suas notas nas margens - para os colegas. Os livros você poderá comprar novamente. Já as notas...
13. Estude mais latim. Dedique-se às aulas da Maria Laura como se não houvesse amanhã. E memorize todas as páginas da Gramática Latina, do Napoleão Mendes de Almeida.
14. Não desista do grego, mesmo parecendo impossível.
15. E, não se iluda, você faz muito bem em estudar alemão
16. Tome vergonha na cara e vá estudar mais espanhol.
17. Trabalhe menos, e leia mais.
18. Faça back-up de todos os seus arquivos, toda semana.
19. Se você quiser mesmo fazer a licenciatura junto com o bacharelado, vá em frente. Mas não diga que eu não avisei...
20. Evite discutir com a professora que é althusseriana hardcore. Finja que você nasceu pequeno-materialista (em vez de pequeno-burguesa) e se livre logo dessa matéria. Metabasis eis allo genos.
21. Brigue para fazer as optativas que você quer, e não as que eles te mandam fazer.
22. Escolha um orientador competente e, se possível, com um mínimo de estabilidade mental.
23. Vá aos grupos de estudo propostos pelo seu orientador, mesmo que eles sejam do outro lado da cidade.
24. Não leve seu orientador tão a sério em tudo.
25. Não leia Hegel (sobretudo não em alemão) logo nos primeiros anos da graduação, mesmo se o orientador com pouca estabilidade mental mandar.
26. Faça iniciação científica.
27. Tenha uma vida social. Muitos dos amigos/colegas de trabalho que você fará na graduação te acompanharão ao menos pelos próximos 10 anos.
28. Use filtro solar.

Thursday, July 28, 2011

Filosofia na (mas não necessariamente DA) cidade de São Paulo

Para o pessoal da grande São Paulo (e arredores) que se interessa por filosofia, sugiro acompanhar esse blog, que traz chamadas de trabalhos e artigos, anúncios de eventos (acadêmicos ou não) relacionados a filosofia.

Por enquanto, é novidade, mas seria bem legal se ele "pegasse", assim como esse aqui, gringo.

Thursday, June 30, 2011

Experimentos mentais

Enquanto eu não posto nada sequer ligeiramente "original"...

O site do John D. Norton, professor do departamento de história e filosofia da ciência da Universidade de Pittsburgh, tem uma lista bem legal, com explicações bem detalhadas, de experimentos mentais (thought experiments) em filosofia "das ciências". Alguns dos temas abarcados: Einstein, filosofia da física, filosofia da ciência.

Vale a pena explorar o site: http://www.pitt.edu/~jdnorton/Goodies/

(Pena é que é só em inglês...)