Thursday, June 11, 2015

Portas

As pessoas nunca me perguntam o que uma filósofa faz nas "férias" -- but then again, as pessoas nunca me perguntam o que uma filósofa faz, ponto (provavelmente porque elas têm medo da resposta) -- e é bem possível que eu não tenha uma resposta geral o bastante para essa pergunta, mas, para alguém que pesquisa filosofia medieval, qualquer tempo "livre" pode servir para abrir portas como estas, da Biblioteca Apostólica do Vaticano.



Qualquer pessoa cujo trabalho envolva transcrição de manuscritos medievais não tem férias. Nunca. E minha miopia vai aumentando a cada pergaminho analisado...

Wednesday, June 3, 2015

Resenha: The Cambridge Companion to Virtue Ethics



The Cambridge Companion to Virtue Ethics é uma antologia de quatorze artigos que tratam dos aspectos centrais da ética da virtude: conceitos, abordagens históricas e desenvolvimentos contemporâneos, e as aplicações da ética da virtude como teoria moral contemporânea.

Embora eu talvez recomende este livro para alunas e alunos no final da graduação ou no início da pós-graduação, alguns dos artigos sobre áreas ou tradições específicas podem ser do interesse de pesquisadoras e pesquisadores mais avançados, devido à abordagem que inclui áreas menos discutidas em textos mais tradicionais, como a filosofia chinesa e a ética da virtude nos negócios. Ademais, o foco deste livro na pesquisa contemporânea sobre ética da virtude faz dele uma fote valiosa para pesquisadoras e pesquisadores com diferentes níveis de especialização em ética.

Para ler minha resenha completa (em inglês), clique aqui.