Thursday, July 2, 2009

Meu big bang

- O que você vai estudar em Nova York?
- Fenomenologia.
- Fenô-quê?
- Fe-no-me-no-lo-gia.
- Hm. Tipo da psicologia?
- Não.

Pois me formei em filosofia, comecei o mestrado e, logo, me mandei pra NY, para fazer minha pesquisa por lá. Saí do Brasil com mil idéias sobre estudar a percepção humana e coisas afins, sempre do ponto de vista da fenomenologia (que pode ser inocentemente definida como "estudo dos fenômenos", mas isso é outra história, e será definida em outra ocasião).

No meio de uma das minhas pesquisas, um professor sugere:
- Husserl [filósofo alemão do início do século XX] fala bastante sobre ciência. Mas seu modelo de ciência é sempre a física. Às vezes também a matemática. Hoje em dia, no entanto, quando pensamos em ciência, pensamos, na maioria dos casos, na biologia. Mas Husserl sequer menciona a biologia. Um bom tema de pesquisa para vocês: o que Husserl teria dito sobre a biologia?

É fato que desde Kant (por conta de sua relação com a física newtoniana), o paradigma de ciência para a filosofia (para se fazer filosofia da ciência) é a física. Mas, recentemente, especialmente por conta da influência da filosofia americana nas questões práticas da ética, o foco está mudando para a biologia. E tem um monte de gente escrevendo sobre biologia, física, química, matemática e outras. E um monte de gente escrevendo sobre filosofia. E a intersecção desses conjuntos era um conjunto vazio. Até agora.

Foi mais ou menos assim que surgiu a ideia desse blog. Discutir, a partir do ponto de vista da filosofia, não apenas as ciência exatas, mas também as biológicas. Podem sair daqui criaturas mais bizarras que os piores erros de experimentos genéticos, mas se já colocaram até orelha nas costas de rato, colocar metafísica em microscópio não vai fazer tão mal.

No comments: