Descobri que ele havia morrido por meio de amigos cristãos, que postaram obituários no Facebook. Willard era muito conhecido por seu trabalho sobre a espiritualidade cristã. Seu livro mais famoso é The Divine Conspiracy.
Contudo, demorei muito a descobrir esse lado cristão de Willard. Ouvi falar dele pela primeira vez no início da década de 2000, quando estava começando minhas pesquisas sobre a crítica de Husserl ao psicologismo. Willard havia escrito um livro intitulado Logic and the Objectivity of Knowledge: a study in Husserl's philosophy, que já naquela época estava esgotado (e indisponível em sites de livros usados).
Como parecia se tratar de um texto crucial para minha pesquisa, resolvi investir em uma última tentativa para conseguir ter acesso ao texto: em janeiro de 2006, enviei um e-mail a Willard, resumindo as idéias principais de minha pesquisa, explicando por que eu achava que o livro dele poderia contribuir para meus estudos, e perguntando se ele sabia como eu poderia conseguir o livro, ou se ele tinha uma versão digital que poderia me enviar.
Willard, bastante simpático, respondeu pedindo meu endereço de correspondência, e dizendo que mandaria uma cópia do livro. Menos de um mês depois, em 15 de fevereiro de 2006, recebi o livro em minha casa.
É uma pena que o livro esteja esgotado e que não haja sequer edições usadas ou versões digitais para baixar, porque é um livro excelente, que trata de um assunto pouco estudado (ao menos, em comparação aos outros) da filosofia husserliana: a transição do pensamento husserliano da Filosofia da Aritmética às Investigações Lógicas.
Acho que qualquer dia desses vou digitalizar esse livro. Parece-me ser algo de que o mundo precisa. Ainda mais agora que Willard já não pode falar sobre esse assunto.
No comments:
Post a Comment