Com algum atraso por motivos de: vida acadêmica não está fácil pra ninguém.
Na tarde de 20 de janeiro, recebi um e-mail da lista da Society for Philosophy in the Contemporary World anunciando o falecimento do Dr. Joe Frank Jones III, professor e chefe de departamento da Radford University. Um obituário foi publicado alguns dias depois.
Conheci o Joe em 2009, numa conferência em Pine Lake, NY, quando ele ainda era professor no Barton College. Eu era a única mestranda participando da conferência -- a maioria dos participantes eram professores(as), mas havia também alguns(umas) doutorandos(as). Enquanto alguns participantes -- uma participante, em especial -- nem sempre eram gentis, Joe e sua esposa Polly, que o acompanhava, foram extremamente simpáticos e acolhedores.
Na época, eu já estava querendo migrar para longe da fenomenologia, mas Joe me encorajou, me disse que valia a pena estudar Husserl (o que eu estava tentando fazer) e Heidegger (longe de mim!).
Ficamos amigos no Facebook e interagíamos com alguma regularidade. Joe comentava freqüentemente nas minhas (raras) postagens e, vez ou outra, trocávamos idéias sobre questões acadêmicas e políticas. Ele sempre me encorajou a enviar propostas de comunicação para as edições seguintes das conferências anuais da SPCW, e encorajava também meu trabalho filosófico, em geral. Infelizmente, eu nunca mais pude participar de (nem enviar uma proposta para) outro encontro da SPCW, por infelizes conicidências de outros eventos acadêmicos ou planos pessoais.
De todo modo, nas minhas poucas interações "reais" e algumas tantas "virtuais" com Joe, ele sempre foi um acadêmico gentil, inclusivo e encorajador. E, na minha experiência, são poucas as pessoas que a gente conhece trivialmente no mundo acadêmico que são assim.
A filosofia perdeu uma grande pessoa. Os membros da SPCW perderam um grande colega. E eu perdi um pouco daquela voz que aparecia de vez em quando, no Facebook, que me dava um pouquinho mais de motivação para continuar minhas tantas horas de trabalho diário...
Monday, February 2, 2015
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment